CRIANDO UM SITE DE SUCESSO: UM GUIA PARA PEQUENAS EMPRESAS 

Não é mais possível administrar um negócio, mesmo um tijolo e argamassa, sem uma presença na web. Os consumidores recorrem à Internet para tudo, desde a pesquisa de produtos até o local e o horário de funcionamento. 

Ter um site simples e bem projetado pode lhe dar uma vantagem em seu campo, e se você tiver produtos para vender, seu site pode abrir novos mercados e expandir seu negócio de forma barata e fácil. 

A tecnologia de sites evoluiu para que seja mais fácil de usar agora do que nunca. Você não precisa saber programação e nem um gênio na internet para administrar um site atraente e funcional. 

Não importa o conhecimento, existem regras e dicas básicas que dão ao seu site uma aparência profissional, facilitam a localização e mostram a sua empresa da melhor maneira possível.

Aqui está o nosso guia passo a passo para criar um site de negócios de sucesso. 

1. DETERMINE O OBJETIVO PRINCIPAL DO SEU SITE 

Um site de negócios geralmente serve como um espaço para fornecer informações gerais sobre sua empresa, como produtos, serviços, localização etc.

 Independentemente de você criar um site simples que conte um pouco sobre sua empresa ou um site mais elaborado, a coisa mais importante a fazer é dizer, na página inicial, o que sua empresa faz. 

Não faça os clientes enraizarem-se para descobrir se sua empresa pode fazer o que precisam. Pense na sua experiência específica do usuário e na jornada que o usuário percorrerá ao navegar pelo seu site.

 Qualquer que seja o objetivo fundamental do seu site, ou seja, qual for o foco, os usuários devem ser capazes de alcançá-lo facilmente, e o objetivo em si deve ser reforçado à medida que os usuários navegam pelo site.

2. DECIDA SEU NOME DE DOMÍNIO 

Seu nome de domínio é um dos recursos mais importantes do seu site. É o URL que você estará compartilhando com seus clientes atuais e potenciais e promovendo nas redes sociais. Portanto, você quer que seja descritivo e fácil de lembrar e digitar. Tente mantê-lo curto e evite abreviações, acrônimos e números, se possível, para evitar confusão entre os clientes. 

Você também precisa decidir seu domínio de nível superior ou TLD. Este é o sufixo no final do seu nome de domínio, como .com.br, .com .net ou .biz. No entanto, nomes não tradicionais de TLDs cresceram nos últimos anos. Embora estes possam ser descritivos, o .com.br ainda é o padrão. 

Depois de selecionar seu nome de domínio, você precisará confirmar sua disponibilidade e comprá-lo por meio de um registro de domínios como Registro Br.

3. HOSPEDE SEU SITE NO HOST 

Todo site precisa de um "host", um servidor onde todos os dados são armazenados para o público acessar em todos os momentos. 

Com a Tope Site você não tem essa preocupação, pois já deixamos seu site todo pronto e hospedado num dos melhores hosts do Brasil.

4. CONSTRUA SUAS PÁGINAS 

Um bom site é mais do que uma página inicial estática. Você desejará criar várias páginas dedicadas a diferentes aspectos da sua empresa, como um catálogo detalhado de seus produtos ou serviços, ou uma seção de blog para atualizações da empresa.

 Quanto ao seu site geral, você quer ter certeza de que cada página suporta o objetivo principal do site, tem um propósito claro e inclui uma chamada à ação (por exemplo, saiba mais, entre em contato.).

Uma página de contato, o link direto dos seus clientes para você, é uma das seções mais importantes de um site, portanto, inclua o máximo de informações possível (número de telefone, whatsapp, endereço de e-mail e localização física, se aplicável). 

Também é uma boa ideia incluir informações sobre a equipe ou equipe fundadora em uma página "Sobre" para ajudar os clientes a colocar nomes e rostos reais em sua marca. 

Se sua empresa ainda não tiver um logotipo, contrate um designer gráfico ou crie um logotipo para usá-lo em seu site, cartões de visita e perfis de mídia social. Isso ajudará seus clientes a identificar sua empresa de maneira rápida e fácil na web. 

Seja claro sobre o que sua empresa faz. Destile o que sua empresa faz em uma declaração clara e concisa e lidere com isso. Os visitantes devem ser capazes de entender o que você faz em segundos após o desembarque em sua home page. Algumas páginas bem escritas são mais eficazes do que dezenas de páginas mal escritas. 

Coloque chamadas estratégicas para ação. Os botões de apelo à ação tendem a apresentar um melhor desempenho quando correspondem às informações da página. Por exemplo, um botão "Me chame agora no whatsapp.”

Evite fotos de má qualidade. Fotografia de com resolução baixa é a maneira mais rápida de transformar um site grande em um site medíocre. Se você está procurando fotos para usar em sua página, é melhor usar uma foto da sua equipe ou escritório. 

Imagens de alta qualidade dos produtos aumentam as vendas, por isso invista em boas fotos dos produtos ou serviços que você vende. 

7. COMERCIALIZE SEU SITE EM MÍDIAS SOCIAIS / MECANISMOS DE PESQUISA 

A mídia social seja Facebook, Twitter, LinkedIn ou Pinterest, Instagram é a melhor maneira de aumentar o alcance de seu público e alertar clientes e clientes sobre o que está acontecendo com sua empresa. Sempre que você atualizar seu site, publique-o em suas mídias sociais - mas equilibre isso com um engajamento genuíno e não promocional. 

Inclua também links para suas mídias sociais no seu site. Os lugares mais comuns são o rodapé ou a barra auxiliar (o menu extra no canto superior direito que geralmente contém os links de contato). 

O envio do seu site para os principais mecanismos de pesquisa também ajudará a direcionar possíveis leads para sua página, além de implantar uma estratégia de otimização de mecanismo de pesquisa (SEO) forte em todo o site. Saiba aqui o que é SEO

Definir tags de título, metas-descrição e identificadores de recursos uniformes (URIs) que sejam relevantes para sua empresa e aspectos de seu setor ajudarão a garantir que você esteja classificado corretamente nos mecanismos de pesquisa para os produtos ou serviços que está tentando comercializar. 

Construir palavras-chave relevantes em seu conteúdo desde as primeiras fases do seu site, e ter um forte foco em SEO a partir do lançamento do site, irá ajudá-lo a gerar tráfego no início.

8. ATUALIZE SEU SITE 

Permanecer relevante é importante, por isso atualize seu site com frequência com postagens de blog sobre eventos atuais do setor, novos produtos ou serviços além de ofertas e notícias da empresa para manter os visitantes voltando ao site.

A criação de um website para o seu negócio é um investimento de baixo custo que ajudará você a estabelecer credibilidade e alcançar uma base de clientes mais ampla do que jamais poderia conseguir por meio de técnicas tradicionais de marketing.

 Se você mantiver seu site atualizado com conteúdo atualizado, nunca mais terá que se preocupar com "não existir" para seus clientes atuais e futuros.